Como gerar um diferencial?

March 10, 2017

Não existem receitas infalíveis, mas para sobreviver no mercado e enfrentar a concorrência,  vale a pena observar alguns critérios que costumam dar às empresas o diferencial que tanto buscam para gerar  negócios de sucesso.

               

   Conhecimento - Para que qualquer negócio tenha uma chance mínima de sucesso, é preciso que a empresa seja especialista na área em que atua. O conhecimento sobre o trabalho é fundamental, não apenas no que diz respeito ao domínio de técnicas e estratégias, mas também a tudo que estiver relacionado à clientela e à concorrência.  Uma boa análise de mercado delimita as características e potencialidades do negócio e, muitas vezes, identifica lacunas não atendidas pela concorrência, dando a possibilidade de a empresa atuar como pioneira num setor.

 

   Planejamento -  Planejamentos estratégicos e financeiros determinam o conjunto de ações prioritárias da empresa, seus custos,  de modo a que o trabalho seja realizado de forma consciente e organizada, visando atingir metas claras e definidas.

 

   Atendimento – O bom atendimento é vital para o sucesso de uma empresa. É preciso investir em bons profissionais e formar boas equipes para que o atendimento supere as expectativas do cliente, criando uma quase dependência com relação aos serviços prestados e, naturalmente, uma divulgação positiva. Dialogar com o cliente para entender suas necessidades não deve ser visto como mera pesquisa, mas como recurso capaz de gerar ações efetivas e diferenciadas, que colocam a empresa à frente da concorrência.

 

   Transparência – Prazos, preços, qualidade – Garantir que o cliente receba exatamente aquilo que comprou ou algo superior ao que esperava é igualmente importante. Respeitar as solicitações do cliente, obedecendo a prazos e preços combinados  previamente e entregando a boa qualidade anunciada é, ainda,  o melhor caminho para a fidelização.

 

   Não há receitas infalíveis ou caminhos iguais para todos, mas é importante que uma empresa saiba proporcionar ao cliente uma boa experiência e uma relação comercial positiva. Serviços realizados com ética e responsabilidade criam laços quase afetivos que geram bons retornos, boas indicações e o grande diferencial esperado.

 

 

 

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