Profissional - Como se destacar no mercado atual?

March 28, 2017

Vivemos uma enorme crise econômica, fato que afetou e afeta todos os setores, especialmente os diretamente ligados às finanças como o mercado de trabalho. 

 

O desemprego atinge níveis sem precedentes e as empresas se amoldam às novas necessidades e possibilidades. Há que se ter o melhor com menos custos. Oferta e procura definem metas de ganhos, perdas e lucros. E, em meio a essa realidade, o mercado também se transforma por outros fatores, como a evolução tecnológica.

 

Tudo mudou? Boa parte. O mercado, cada vez mais inovador, faz com que a palavra de ordem seja “diferencial”. Não basta ser bom, tem de se ter algo a mais. Como, afinal, enfrentar o momento e encontrar a merecida valorização profissional? Primeiro, observando e entendendo as mudanças.

 

Alteraram-se as formas de trabalho, de hierarquia, de ambientes, de rotinas e, a partir daí, para o bem e para o mal, tudo foi redesenhado. O profissional, hoje, dentro e fora da empresa, tem acesso a muita informação, a um aumento de comunicação e interação entre pessoas, cargos e áreas e uma maior liberdade que, fatalmente, gera um grau maior de responsabilidade na priorização e execução de tarefas. As redes podem envolver, mas não podem dispersar.

 

A modernidade também gerou jornadas de trabalho flexíveis, seja pelo tipo de trabalho realizado, seja pela dificuldade de acesso a escritórios ou pela viabilidade de encontros virtuais proporcionadas pelas redes. O empregado tem de produzir e gerar resultados, não, necessariamente, no ambiente de trabalho. Espera-se qualidade.

 

Mudaram os estilos de liderança – não mais chefia -, mudaram as formas de se trabalhar, porém, por mais avanços que isso represente, não se pode esquecer a base de tudo: o profissionalismo. Sim, apesar das grandes mudanças, o que o mercado espera de um profissional está, ainda, estreitamente ligado aos antigos requisitos de ética, confiabilidade, competitividade, resiliência, ambição, capacidade de adaptação, criatividade e, naturalmente, competência.

 

Vale lembrar, no topo da lista, um outro atributo, este produto da evolução frenética de nossos tempos: atualização constante. Assim como muda o mercado, o bom profissional não pode parar de avançar. Jamais.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Por que contratar especialistas?

February 14, 2017

1/4
Please reload

Recent Posts

September 5, 2016

August 2, 2016