Branded Content ou Content Marketing?

October 2, 2017

Você já ouviu dizer, certamente já viu, já ficou bem ou mal impressionado com alguns, mas talvez não saiba exatamente o que significam. E, como muitos, por não saber, pode estar confundindo dois conceitos distintos: Branded Content e Content Marketing. Segundo Cassio Politi, um dos maiores profissionais de Marketing de Conteúdo da América Latina, é fundamental distinguir os dois conceitos para usá-los corretamente. E, longe de esgotar o tema, vale apontar algumas diferenças.

 

Branded Content é uma forma de propaganda que usa a geração de conteúdo para promover uma determinada marca, que financia a produção desse conteúdo (Wikipidia). Content Marketing (conteúdo de marca) é uma abordagem de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público definido e gerar ações rentáveis (Content Marketing Institute- CMI).

 

O Branded Content tem seu conteúdo voltado para a marca, seus produtos e serviços, e se apoia em campanhas (como na Publicidade). O Content Marketing tem seu conteúdo voltado para o público, traz informações e curiosidades relacionadas ao perfil da marca e tem uma produção contínua, visando fidelizar audiência e criar uma identidade por ideologia e não apenas pelo que se produz (como, via de regra, na Mídia)

 

Politi frisa que ambas as estratégias são eficientes e não rivais. São métodos de comunicação que coexistem, não concorrem entre si e dependem da necessidade do cliente. Ambos foram impulsionados pela internet, pelo alcance, facilidade de acesso e velocidade de comunicação. Ambos se referem a conteúdo de marca e não há que se falar em superioridade de um e de outro.

 

Independentemente de nomes, o bom conteúdo deve se apoiar em pesquisa, criatividade e técnica. É fundamental que se conheça a estratégia a ser usada, o assunto a ser abordado e o público que se quer atingir. Estilos, vocabulários, temas e mídias devem ser adequados. Portanto, na prestação de serviços de produção de conteúdos, é preciso estar atento ao que o cliente solicita, por um ou outro nome. O que, de fato, o cliente está pedindo? O que ele necessita? Não basta escrever um texto, ele tem de impactar.

 

Não basta uma boa imagem, ela tem de causar uma identificação. Não basta cativar, a meta é fidelizar. Especialmente hoje, que as escolhas ficam disponíveis na internet, acirrando a concorrência, criar e manter uma boa relação com o cliente a partir de um bom conteúdo é o grande desafio!

 

 

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