Comunicar é preciso - E a comunicação começa no interior de sua empresa.

July 6, 2018

Esqueça os argumentos de que sua empresa é pequena, você está apenas começando, ainda não tem equipe ou não tem verba. Nada disso justifica o fato de uma empresa, de pequeno, médio ou grande porte, não se comunicar com seus colaboradores. Vale observar quais os passos para isso:

 

1 – Defina sua mensagem - Comunicação deve ter sua finalidade estabelecida e estar alinhada com a atividade da empresa, portanto, defina: qual é o fio condutor da comunicação da sua empresa? Entenda a finalidade da sua comunicação como instrumento para atingir metas.

2 – Defina seus gastos - Gastos são necessários. Elabore um orçamento detalhado e, eventualmente, busque parcerias que aumentem suas possibilidades de retorno.

3 – Defina “como” fazer. Se antes só os resultados importavam, hoje o que vale é a forma como eles são atingidos. Para manter um direcionamento e uma identidade, além de estar alinhada com os valores, a comunicação interna deve permear todas as áreas da empresa.

4 – Compartilhe seus objetivos - A comunicação interna garante engajamento e entusiasmo. As equipes devem conhecer e acolher os objetivos da empresa. Comunicar não é apenas divulgar informações, é estar ciente de toda uma cultura empresarial.

5 – Atualize sua linguagem - Não é obrigatório ter algo novo a dizer. O conceito da empresa pode ser tradicional e a mensagem se manter a mesma, o que muda é a forma de se transmitir essa mensagem.

6 – Prepare seus líderes - Para existir diálogo entre as equipes, uma boa liderança é essencial. Crie mensagens estratégicas e táticas operacionais para que todos tenham um objetivo comum e reconheçam seu papel dentro da empresa.

7 – Aceite o novo. É preciso se adequar às novas gerações e à sua nova maneira de se comunicar, interagir e trabalhar. Depois dos “workaholics” e do estresse de um mundo altamente competitivo, chegaram os “millenials” em busca de equilíbrio entre o pessoal e o profissional, sem perder de vista as ambições. Sua visão e atuação, coerentes com o mundo contemporâneo, definem a forma como se dá a comunicação.

8 – Evite prejuízos. Comprovadamente, a falta de comunicação interna afeta o nível de produtividade, favorece a ocorrência de erros, desperdiça talentos pelos altos índices de  evasão, gera mau atendimento ao consumidor e, com isso,  a perda de clientes.

 

A comunicação interna deve melhorar as rotinas de trabalho, levando os funcionários a assumirem suas responsabilidades por acertos e erros, cientes do papel que desempenham. A contínua interação e integração entre colaboradores agiliza a correta interpretação de mensagens, resultando em eficiência no gerenciamento, sucesso nos negócios e fortalecimento da identidade empresarial.

 

________________________________________________________________________________________

• Estudo realizado pelo Project Management Institute (PMI), no Brasil, aponta que 76% de 300 grandes companhias define a falha na comunicação como principal causa de fracasso de projetos em diversas áreas.

________________________________________________________________________________________

• Pesquisas apontam que um processo de comunicação interna bem feito chega a aumentar em 5% a produtividade e reduzir sensivelmente a rotatividade dos funcionários.

 

 

 

 

 

fonte: http://www.fiesp.com.br/noticias/comunicacao-como-ferramenta-de-sucesso-para-as-empresas-e-tema-de-painel-no-11o-mpi/http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-comunicacao-interna-dentro-das-corporacoes/113281/https://endeavor.org.br/comunicacao-organizacional/?gclid=Cj0KCQjwx43ZBRCeARIsANzpzb8vPxhi3lucdyNCrJfrG2IZI3se3Sw-fP-8xZmQ_rdB4W5D9xRNG7caAsdqEALw_wcBhttps://endomarketing.tv/comunicacao-interna/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Por que contratar especialistas?

February 14, 2017

1/4
Please reload

Recent Posts

September 5, 2016

August 2, 2016

May 31, 2016

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

forjazZ Criações Av. Paulista, 509 - cj 210 

12.955.740-0001/60 Copyright © 2020